Foram esta quinta-feira apresentados os dez novos autocarros elétricos que a Transdev coloca ao serviço da AveiroBus, em Aveiro. O investimento, no valor de quatro milhões de euros, foi financiado em 40% por fundos do Portugal 2020.
Corpo do artigo
Os dez veículos, construídos em Portugal, juntam-se a outros quatro elétricos que já estavam a circular (três desde 2018 e um que chegou no ano passado). A partir de agora, 60% dos quilómetros efetuados pela frota passam a ser feitos por viaturas com zero emissões poluentes, reduzindo a emissão de CO2 em 383 toneladas por ano.
Sérgio Soares, presidente do Conselho de Administração da Transdev, realçou que a “eletrificação das frotas é um passo importante para o desenvolvimento da mobilidade”, um esforço que se junta ao da disponibilidade de “oferta” com qualidade às populações, para que as pessoas usem cada vez mais o transporte público.
Ribau Esteves, presidente da Câmara aveirense, adiantou que a autarquia aguarda visto do Tribunal de Contas para “aumentar substancialmente” os transportes AveiroBus. “Vamos criar uma linha nova que vai servir os principais polos produtores de tráfego da cidade, circulando em dois sentidos. Vamos aumentar substancialmente a oferta dos transportes à noite e ao fim de semana”, disse o edil.
Para a cerimónia de apresentação oficial desta quinta-feira, cada um dos dez novos autocarros elétricos saiu de uma das dez freguesias de Aveiro, em direção ao terminal rodoviário da cidade.