Um meio aéreo envolvido no combate a incêndios no concelho de Penafiel teve de amarar no Rio Douro, esta quinta-feira à tarde, tendo-se imobilizado na zona de Entre-os-Rios.
Corpo do artigo
Um Canadair CL-215 que participava esta tarde nas operações de combate ao fogo florestal no território de Penafiel teve uma avaria técnica na zona de Entre-os-Rios, tendo sido obrigado a amarar no rio Douro, confirmou ao JN a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A aeronave ficou imobilizada no rio, aguardando a chegada de meios da Autoridade Marítima Nacional (AMN), que retirou o aparelho para a margem e auxiliou dois tripulantes que seguiam no Canadair e que escaparam ilesos ao incidente.
"A Autoridade Marítima Nacional [AMN], através dos elementos da Capitania e do Comando Local da Polícia Marítima do Douro, auxiliou esta tarde, 31 de julho, dois tripulantes de um avião de combate a incêndios, após uma amaragem de emergência no rio Douro, em Entre-os-Rios, no concelho de Penafiel", comunicou a AMN ao fim da tarde.
"À chegada ao local, localizou-se a aeronave, tendo-se verificado que a tripulação se encontrava bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica e que aeronave apresentava flutuabilidade positiva", adiantou o organismo.
O avião será retirado do local através de uma empresa, estando a Polícia Marítima a acompanhar as operações para garantir a segurança da navegação. O Comando Local da Polícia Marítima do Douro tomou conta da ocorrência.
A amaragem aconteceu por volta das 15.20 horas. O incêndio que deflagrou na terça-feira em Penafiel e que alastrou ao concelho de Gondomar estava, na altura do incidente, a ser combatido por dois meios áereos, mais de 200 operacionais e quase 60 veículos.