Uma avioneta caiu, esta terça-feira, em cima de duas árvores, poucos minutos depois de ter decolado do aeródromo, em Côja, Arganil. Os dois ocupantes escaparam apenas com escoriações mas a estrada (EN 342) está cortada.
Corpo do artigo
Os dois homens, residentes na região de Leiria, estariam a fazer uma viagem de recreio na avioneta particular quando o monomotor começou a perder altitude por motivos desconhecidos.
Desceram com a ajuda de um habitante que estava próximo e foi buscar uma escada. Sofreram apenas escoriações, foram assistidos pelos Bombeiros Voluntários de Côja no local e regressaram a casa com familiares.
"O monomotor ficou com as asas pousadas em cima de duas árvores e a hélice para baixo", descreveu o 2º comandante dos Bombeiros Voluntários de Côja, Pedro Joaquim.
A corporação fez deslocar para o local 20 elementos, apoiados por duas ambulâncias, carro de desencarceramento e de incêndio, mas não necessitaram de intervir.
Fonte da GNR explicou que a avioneta ligeira descolou do aeródromo, cerca das 17.30 horas, e começou a perder altitude passados cerca de 500 metros. Caiu em cima de duas árvores, numa zona florestal, junto à Estrada Nacional 342 (EN 342).
Por precaução (caso a avioneta se desprenda), a via ficou cortada ao trânsito entre Côja e Arganil e só deverá ser reaberta na quarta-feira, depois de uma equipa de peritos do Instituto Nacional de Aviação Civil proceder a peritagem, e autorizar que a avioneta seja retirada do local.