Os municípios de Braga e de Macedo de Cavaleiros vão colocar mais de 200 câmaras nas ruas. O sistema de videovigilância bracarense terá 133 aparelhos em zonas estratégicas da cidade, como a zona dos bares da Universidade do Minho e a área pedonal do Centro Histórico. Já Macedo de Cavaleiros é o primeiro concelho do distrito de Bragança a ter videovigilância em espaços públicos, apesar de ter uma baixa taxa de criminalidade, como reconhece a GNR.
Corpo do artigo
O acordo para a instalação de mais de cem câmaras em vários pontos do concelho transmontano foi celebrado, ontem de manhã, entre a autarquia e a GNR, que será a responsável pela operacionalização do sistema. Serão colocadas nas praias fluviais do Azibo, nos campos de padel e noutros equipamentos desportivos, no parque urbano da cidade, em espaços culturais e junto à escola básica. O objetivo é complementar o policiamento das autoridades, estando em "permanente ligação com a sala de situação da GNR, a fim de monitorizar as câmaras".
Na Cidade dos Arcebispos, o Município prepara-se para abrir um concurso público, no valor de 1,7 milhões de euros, para a instalação de 133 aparelhos (nove câmaras serão fixas, 114 com multissensor e dez rotativas) em zonas estratégicas do concelho. O protocolo com a PSP será analisado e votado na próxima reunião do Executivo, agendada para amanhã de manhã, a última do mandato de Ricardo Rio.