A queda de uma avioneta que vitimou os dois ocupantes, no passado dia 26 de maio, em Água Longa, Santo Tirso, terá sido causada por uma falha no sistema de controlo de flaps (mecanismo que auxilia na descolagem e aterragem).
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A informação consta do relatório preliminar às causa do acidente, elaborado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves (GPIAA).
"A causa provável da perda de controlo da aeronave no segundo circuito esquerdo para a pista 34 do aeródromo de Vilar de Luz (Maia) foi a falha do sistema de controlo dos flaps quando em volta da perna base para a final", especifica o documento.
Os investigadores acreditam que na origem da falha estará o desgaste das peças. "Análises posteriores aos destroços permitiram detetar uma assimetria na deflexão dos flaps provocada pelo desgaste dos respetivos componentes, o que associado à baixa velocidade da aeronave naquele momento de aproximação à pista foram provavelmente os principais fatores na perda de controlo/sustentação e consequente queda", pormenoriza o relatório.
O acidente aconteceu pelas 19.20 horas de 26 de maio. Sérgio Silva, que pilotava, e Pedro Soares, ambos de 41 anos, regressavam ao aeródromo de Vilar de Luz, de ontem tinham partido.
Inesperadamente, a avioneta (o monomotor DYN'AERO 4S-2002, PH-VGH) "rolou descontroladamente para direita e viria a despenhar-se violentamente no piso pavimentado de uma estrada de acesso a um campo de futebol".
Os dois homens tiveram morte imediata. E a avioneta ficou destruída, com destroços espalhados num raio de 40 metros. Segundo o relatório do GPIAA, isso indicia que "o motor estaria a rodar a elevada potência no momento do impacto com o solo".
"A espiral [da aeronave em queda] foi agravada, de acordo com os exames no local da trajetória do impacto e destroços, com o aumento da potência do motor numa tentativa de eventualmente recuperar o controlo da aeronave", explicam os investigadores.
Nas recomendações de segurança, o relatório do GPIAA alerta para a existência de "um histórico global de "acidentes/incidentes ocorridos com este modelo/tipo de aeronave e relacionados com a anomalia" que terá causado a queda a avioneta em Água Longa.
Em "muitos" casos, "a causa deveu-se à falta de manutenção, acrescenta o relatório, sublinhando que o próprio fabricante emitiu, em abril de 2013, um boletim de serviço imperativo com uma série de medidas necessárias, incluindo inspeções visuais, substituição de componentes, implementação de um tempo limite de operação e atualização do manual de manutenção.