O espaço aéreo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na Maia, vai estar encerrado temporariamente na noite desta quinta-feira, por causa do lançamento dos tradicionais balões de S. João.
Corpo do artigo
A medida volta a ser aplicada este ano, depois de um interregno por conta da pandemia.
Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, com condições meteorológicas adversas, o lançamento dos balões de mecha acesa não estará proibido, garantiu ao JN, o presidente da Comissão Distrital da Proteção Civil do Porto, Marco Martins, pedindo, ainda assim, "cautela no momento de lançamento dos balões".
O aviso para o encerramento temporário dos voos no aeroporto internacional do Porto está publicado no site do NAV Portugal, serviços de navegação aérea, e entra em vigor entre as 21.45 horas desta quinta-feira e a 1 da manhã de sexta-feira, por ser esse o período de maior intensidade de largada de balões.
O encerramento do espaço aéreo é uma forma de salvaguardar a segurança operacional da navegação aérea de pessoas e bens, prevenindo qualquer situação de perigo, nomeadamente o risco de colisão e de interferência na operação segura da aeronave.
Perante esta restrição, apenas voos do Estado, de emergência médica e socorro ou de apoio às operações aéreas de combate a incêndios estarão autorizados a utilizar o espaço aéreo.
Em anos anteriores, devido às temperaturas elevadas, a largada de balões esteve proibida. As multas podiam chegar aos cinco mil euros por pessoa.
Neste ano, de acordo com Marco Martins, não haverá qualquer tipo de interdição, até porque como referiu "as condições meteorológicas indicam que não haverá vento forte".
O JN tentou sem sucesso contactar a Autoridade Nacional da Aviação Civil.