<p>A Bandeira Azul foi, ontem, ao final da manhã, hasteada na Praia do Mar, na Foz do Arelho, concelho de Caldas da Rainha, depois de realizada a vistoria que permitiu confirmar estarem reunidas as condições para uma época balnear segura.</p>
Corpo do artigo
“Efectuámos uma vistoria em que verificámos que a praia reúne todas as condições para hastear a bandeira” confirmou à agência Lusa Margarida Nunes da Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARH Tejo).
A candidatura da Praia do Mar tinha sido aceite “de forma condicionada”, explicou no local a mesma técnica que já por duas vezes se havia deslocado à praia onde a erosão e força das correntes provocaram no último ano uma redução do areal e colocaram a descoberto o emissário submarino que transporta esgotos para o mar.
O INAG (Instituto da Água) efectuou no final de Março uma primeira intervenção com o objectivo de deslocar a aberta (canal que liga a lagoa ao mar) numa zona mais a Sul.
Da obra que implicou o fecho da aberta existente e a abertura de um novo canal, resultou a criação de uma nova lagoa, no local da antiga aberta, cujo declive e profundidade a autarquia e autoridades marítimas consideraram que poderia ser perigosa para os banhistas.
Na sequência da ripagem de areia de outras zonas da praia para a nova lagoa foi completamente tapada e transformada em areal, o que permitiu agora às entidades que efectuaram a vistoria considerar que “a praia está em perfeitas condições de segurança”.
A vistoria detectou apenas algumas questões de pormenor, entre as quais a falta de um mapa com a configuração actualizada da praia, falha que segundo Margarida Nunes “a Câmara resolveu de imediato”.
A nova configuração da praia possibilitou, por outro lado, a criação de duas zonas vigiadas por três nadadores-salvadores que, durante o mês de Agosto, serão reforçados com mais dois elementos e um posto de socorros móvel.