Duas crianças de nacionalidade alemã foram resgatadas, esta quarta-feira, do mar com vida por banhistas que estavam na praia da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
Corpo do artigo
De acordo com o comandante da Polícia Marítima e da Capitania de Sines, Rui Arrifana Horta, uma menina de 15 anos e um menino "de 12 ou 13" anos, irmãos, "de origem alemã", estavam de manhã no mar e começaram a "gritar por ajuda".
Segundo relatos das pessoas que estavam na praia, a menina "tentou salvar o irmão", que se estaria a afogar, mas "ficaram os dois" em perigo, contou o capitão do Porto de Sines.
"A população apercebeu-se e foi salvar as crianças", com a ajuda de elementos da escola de bodyboard da Zambujeira do Mar, tendo o salvamento sido feito em condições "muito difíceis", devido à "corrente", esclareceu.
Quando as equipas de salvamento, constituídas por elementos da Polícia Marítima, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Associação de Nadadores-Salvadores do Litoral Alentejano, chegaram ao local, as crianças já estavam fora da água, disse a mesma fonte.
Segundo Rui Arrifana Horta, o menino "ficou ileso", contudo, a menina "estava inanimada".
A jovem foi "reanimada" pela equipa do INEM e transportada, ao início da tarde, de helicóptero para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, em estado considerado "estável", explicou o capitão do Porto de Sines.
Nesta altura do ano, a praia da Zambujeira do Mar, no concelho alentejano de Odemira, não é vigiada, uma vez que a época balnear terminou a 15 de setembro.