A Agência Portuguesa do Ambiente desaconselha os banhos na água da Albufeira da Barragem de Queimadela, em Fafe, e, esta quarta-feira, emitiu um aviso que deverá manter-se até ao dia 28 de agosto.
Corpo do artigo
Marta Gonçalves, vereadora com o pelouro do Ambiente do Município de Fafe, disse ao JN que em causa está uma análise realizada no dia 21, segunda-feira, “após um fim-de-semana de grande afluência de milhares de pessoas” em que os níveis de enterococos intestinais “passaram ligeiramente o nível máximo”.
A vereadora salienta que milhares de pessoas têm passado diariamente nesta praia fluvial e lembra o forte calor que se tem feito sentir na região. “Reunimos com os nadadores salvadores e com os concessionários e pedimos para passarem a informação de que os banhos estão desaconselhados mas a praia não está interdita”, acrescentou.
Como forma cautelar o município achou por bem substituir a bandeira verde pela amarela e retirou, inclusive, a bandeira azul, dando seguimento aos trâmites normais nestas situações de comunicação ao Núcleo de Proteção Ambiental da GNR para que possa investigar as causas desta contaminação microbiológica.
A Albufeira da Barragem de Queimadela é uma das praias fluviais do norte de Portugal que tem bandeira azul, bandeira de praia qualidade ouro da Quercus e a bandeira de praia acessível.