A praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, e as praia de Matosinhos e Vila Praia de Âncora estão interditas a banhos.
Corpo do artigo
Está interdita a banhos a praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim. Depois de quatro análises excelentes em junho e na primeira semana de julho, a zona balnear, situada junto ao maior hotel da cidade – o Axis Vermar -, apresentou, agora, valores anormalmente altos das bactérias escherichia coli (2383 por 100 ml) e esterococos intestinais (177 por 100 ml), levando a que os banhos estejam, agora, proibidos.
As análises foram feitas pela Administração da Região Hidrográfica do Norte (ARH Norte) na passada terça-feira. Agora, os resultados já levaram a capitania da Póvoa de Varzim a ordenar que fosse hasteada a bandeira vermelha e proibidas as idas a banhos.
A praia da Lagoa tinha estado interdita a banhos pelos mesmos motivos em agosto de 2022. Na altura, registaram resultados anormais 11 praias nos concelhos de Gaia e Espinho, um fenómeno que foi atribuído ao temporal registado dois dias antes. A Lagoa esteve com banhos proibidos durante três dias, até que novas análises vieram comprovar que os valores microbiológicos anormais já não se registavam.
Desta vez, a norte, para além da Lagoa, estão proibidos os banhos na praia de Matosinhos e de Vila Praia de Âncora.