Barcelos vai regressar à Idade Média durante quatro dias. A 8.ª edição da Cidade Medieval decorre de 15 a 18 de junho e, como é habitual, vai ter artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves e répteis e, ainda, atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.
Corpo do artigo
A iniciativa decorre no parque da cidade e uma das novidades, para os mais novos, é o carrossel medieval, chamado de "Engenhocas dos Deuses".
A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa no dia 15, uma quinta-feira, com o desfile de abertura, que inicia junto à Torre Medieval e vai até ao Parque da Cidade. Na sexta-feira, destacam-se a demonstração de voo de aves, as danças medievais, o espetáculo saltimbancos e o espetáculo de fogo. No sábado, os visitantes podem usufruir de espetáculos de cobras, treino de cavaleiros, queimada galega e música medieval. Já no domingo, como momentos altos, distinguem-se os torneios e o grande cortejo medieval, às 15.30 horas, com a participação de todos os atores do evento e a envolvência de várias associações.
O certame conta com a participação de mais de 50 mercadores.