Envolver a comunidade local na conservação das áreas protegidas é o mote para o projeto "Cidadania pela Natureza - Conservação de áreas protegidas", nomeadamente da Barrinha de Esmoriz/Paramos, em Ovar.
Corpo do artigo
A iniciativa da responsabilidade da Sociedade Protetora para o Estudo das Aves (SPEA) e que conta com o apoio da Toyota, que atribuiu uma bolsa de 50 mil euros para o projeto de dois anos, tem como objetivo promover novos modelos de gestão e participação, através de parcerias entre entidades locais e cidadãos.
Acolher o projeto duas Áreas Importantes para as Aves e Biodiversidade (IBA - Important Bird and Biodiversity Area): a Lagoa dos Salgados (Albufeira/Sines) e a Barrinha de Esmoriz/Lagoa de Paramos (Ovar/Espinho). "A ideia é ouvir as pessoas e arranjar um modelo de gestão baseado no voluntariado". "Vamos ouvir as propostas da comunidade e decidir o melhor tipo de intervenção na defesa destas zonas", explicou ao JN o presidente da SPEA, Luís Costa.
Colocar abrigos para as aves, apanhar o lixo das zonas envolvidas são apenas algumas das possibilidades que estão em cima da mesa.