Pneus, sofás, móveis, louças, plásticos, esponjas, placas, caixas de cartão e muitos resíduos de obra. Está assim o caminho que liga as ruas do Parque Desportivo e do Oliveira, em Terroso, na Póvoa de Varzim. A denúncia é do Bloco de Esquerda (BE) que quer ver despoluído o local e identificados os infratores.
Corpo do artigo
“A deposição ilegal de resíduos naquele local não é novidade, sendo recorrente observar entulho depositado nesta zona florestal. Lembramos que, a maioria destes materiais depositados ilegalmente são extremamente inflamáveis e encontra-se numa zona florestal muito perto de habitações”, afirma, em comunicado, o núcleo poveiro do BE.
O Bloco considera “urgente identificar a proveniência exata dos resíduos, apurar responsabilidades e atuar nos termos da lei” e lamenta que este tipo de situações sejam “crónicas” no concelho.
O núcleo poveiro quer explicações da Câmara da Póvoa e, por isso mesmo, já questionou, por escrito, o executivo de maioria PSD. Quer saber se a autarquia tem conhecimento da situação, se vai limpar o local, que medidas pretende tomar para evitar que a situação se repita e se já foram identificadas as pessoas ou entidades responsáveis pela deposição.
Para os bloquistas, a situação espelha a urgência da “realização de campanhas de sensibilização para evitar situações similares no futuro” e quer ainda saber se a autarquia pondera essa hipótese.