Os Bombeiros Voluntários das Taipas auxiliaram um parto em plena Estrada Nacional 101, na manhã deste sábado.
Corpo do artigo
O bebé é um rapaz e, graças ao esforço conjunto dos bombeiros com os médicos da VMER de Braga, o parto correu bem e o recém-nascido está saudável.
Tudo aconteceu pelas 7.30 horas. A corporação taipense foi alertada para a ocorrência na Travessa das Fontainhas, na vila das Taipas. Chegados ao local, aperceberam-se que o parto estava iminente e que o curto trajeto de sete quilómetros até ao Hospital de Guimarães podia ser interrompido. Assim foi.
Pouco depois do início da viagem, a progenitora entrou em trabalho de parto e deu-se ali o nascimento. A ambulância foi estacionada na berma "Foi um parto normal, relativamente rápido, um masculino com 36 semanas. Ficamos muito contentes pela situação", frisa Nélson Soares, um dos dois bombeiros que tripulava a ambulância.
Apesar de não ser a primeira vez que um caso destes acontece com a corporação das Taipas, para Nélson Soares e Manuel Abreu, os tripulantes da ambulância, "foi a primeira vez", assumem os voluntários.
Nestes casos, os procedimentos adequados à obstetrícia são acautelados pelos bombeiros tripulantes: "Preparamos o kit de parto, aquecemos a célula sanitária, preparamos o material todo necessário para a atuação, no caso de o parto ser iminente antes da chegada da equipe médica. Tal não aconteceu. Entretanto chegou a equipe médica proveniente de Braga".
Para que tudo corra bem em situações deste género, é preciso que os bombeiros tenham formação. "Neste caso é de Tripulante de Ambulância e Socorro, um TAS, e fizeram um bom trabalho", resume Rafael Silva, comandante dos Voluntários das Taipas.