Centro de Apoio à Vida ajuda mulheres grávidas e com filhos pequenos quando chegam a Bragança
Corpo do artigo
O Centro de Apoio à Vida (CAV) - Berço Feliz, da Associação Entre Famílias, é um porto de abrigo para muitas imigrantes quando chegam à cidade de Bragança. Ali encontram apoio moral e uma ajuda nas questões relacionadas com a integração e o parto. Desde que o serviço foi criado, em setembro de 2021, já realizou 5117 atendimentos a famílias.
Palmira Paradinha, uma angolana de 42 anos, a viver há pouco mais de um ano em Bragança, destaca em primeiro lugar o apoio moral que encontrou no centro, até mais do que a ajuda alimentar que lhe chega em cabazes mensais. “Não é fácil chegar a um país estrangeiro e não ter nenhuma retaguarda familiar. No Centro de Apoio à Vida encontro o apoio de todos”, explicou Palmira, atualmente desempregada.
Além do auxílio de uma assistente social para tratar dos assuntos na Segurança Social e outros serviços públicos, também pode frequentar ações de formação.
Palmira tem dois filhos adolescentes e um bebé de seis meses, este último já nascido em Bragança. “Quando engravidei deram-me muito acompanhamento sobre o parto. O mesmo fizeram quando nasceu o meu filho. Fui operada há pouco tempo e iam ao hospital ver como eu estava e para saber se precisava de algo”, revela ao JN.
Igualmente imigrante, Pamela Ribeiro, brasileira, empregada num hotel, tem uma relação quase afetiva com a Associação Entre Famílias. “Eu vim para Bragança em junho e desde outubro que recebo ajuda da instituição”, contou a mãe de dois filhos, de um e três anos. “Da associação recebo apoio psicológico, um cabaz de alimentos mensais e muitas roupas para as crianças”, referiu Pamela, que teve conhecimento da Entre Famílias através de uma amiga. “Eu nessa altura estava desempregada e precisava de ajuda para encontrar trabalho, bem como carecia muito de roupas, pois estava a chegar o inverno e eu vinha de um clima quente”, explicou. Apesar de se ter integrado bem em Bragança, Pamela reconhece que a ajuda da associação “foi determinante”.