Biblioteca Joanina vai digitalizar 30 mil livros e já há 300 disponíveis a partir desta sexta-feira
A plataforma Biblioteca Joanina Digital está disponível, a partir desta sexta-feira, ao público com cerca de 300 obras. O projeto, iniciado em fevereiro do ano passado, visa a disponibilização online de cerca de 30 mil volumes até 2030, compreendendo quase 20 milhões de imagens da biblioteca da Universidade de Coimbra. O acesso é gratuito.
Corpo do artigo
"A coleção que utilizámos para a fase piloto do desenvolvimento da plataforma tem que ver mais diretamente com o Golfo Arábico, o Golfo Pérsico, aquela área de interesse de que o próprio financiador e parceiro na iniciativa, o Emirado de Sharjah, tinha", explica Delfim Leão, vice-reitor para a Cultura, Comunicação e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra.
O parceiro da Universidade de Coimbra é a Autoridade Literária de Sharjah, um dos emirados que constituem os Emirados Árabes Unidos. Tem o alto patrocínio do chefe de estado do Sharjah, o xeque Sultan bin Muhammad Al-Qasimi, distinguido em 2018 como doutor honoris causa pela Universidade de Coimbra, e que estará presente, esta sexta-feira, no lançamento da Biblioteca Joanina digital.