A comitiva de Forli, cidade italiana da província de Bolonha, esteve na Igreja de Santo António de Lisboa. Os italianos, que participam na Jornada Mundial de Juventude (JMJ), fizeram a entrega de uma pintura do santo que dividiu a sua vida por Lisboa, Forli e Pádua.
Corpo do artigo
Trata-se de um ícone feito à mão pelas Irmãs Clarissas de l"Hermitsage de Montepaolo, da Igreja Católica de Forli-Bertonoro, em memória da presença de Santo António em Montepaolo e Forli, em 1222, e que foi oferecido ao Patriarca de Lisboa.
A comitiva, liderada pelo bispo Don Lívio Corazza e pelo padre Don Andrea Carubia, é composta por cerca de 400 pessoas, na sua esmagadora maioria jovens que chegaram a Portugal na passada segunda-feira em dois voos que aterraram no Aeroporto de Beja. Foram depois transportados em seis autocarros para Cascais, tendo ficado alojados num parque de campismo.
A comitiva assistiu à Oração Ecológica na Igreja de Santo António de Lisboa, onde fez a entrega da pintura do Santo luso-italiano, tendo depois seguido para o Parque Eduardo VII onde assistiram à "Via Sacra" que decorreu na Colina do Encontro presidida pelo Papa Francisco.
"Além de celebrarmos a JMJ, um dos grupos de interesse dos nossos peregrinos é conhecer Lisboa e tudo o que diga respeito a Santo António que nasceu na capital portuguesa e viveu na nossa região", disse Don Lívio Corazza, o bispo de Forli. "É o no nosso santo de adoração, que em Forli criou a primeira comunidade cristã", concluiu.
"Para a nossa comunidade, é muito importante estar presente na JMJ. Trazemos a amizade, a fé e também viemos dizer obrigado ao Papa, por tudo o que tem feito pelos jovens", disse, Don Andrea Carubia, padre de Forli.