Duas meninas gémeas e um menino nasceram, nas madrugada e manhã desta sábado, em ambulâncias dos bombeiros de Santa Marinha do Zêzere, a caminho do Hospital do Vale do Sousa, em Penafiel.
Corpo do artigo
O primeiro parto, de um menino, aconteceu pelas 2.30 horas e foi o terceiro filho que a parturiente teve numa ambulância.
"Fomos chamados para a ir buscar a casa às 1.50 horas, mas vi logo que não chegávamos ao hospital", relatou à Lusa o bombeiro Fábio Miranda, que ajudou no parto.
Com o hospital de Penafiel ainda a cerca de 40 minutos de distância, o parto acabou por acontecer na ambulância, na berma da estrada nacional 101, em Tresouras, no concelho de Baião.
"Entretanto chegou a ambulância de suporte imediato de vida do INEM, mas correu tudo bem", acrescentou.
Horas depois, pelas 11.45 horas, nova chamada, novo parto, desta vez de gémeos, cujo nascimento deveria acontecer, por cesariana, apenas na próxima semana.
"Fomos buscar a senhora a casa, andámos 500 metros, ou nem isso, e tivemos que parar para assistir ao parto", disse o bombeiro que assistiu ao nascimento das duas meninas à Lusa.
Segundo explicou, tratava-se já de uma terceira gestação, mas era considerada uma "gravidez de risco, porque uma das bebés estava sentada e a outra atravessada".
O parto acabaria por "correr muito bem", na berma da estrada em Gestaçô, Baião, tendo depois a ambulância seguido caminho até ao Hospital do Vale do Sousa, onde mãe e filhas estão internadas.