Braga é uma das três finalistas da edição de 2024 do prémio da Semana Europeia da Mobilidade, juntamente com Bolonha (Itália) e Leipzig (Alemanha), anunciou esta terça-feira a Comissão Europeia. A cidade portuguesa já conquistou o prémio em 2022.
Corpo do artigo
Segundo a organização, o galardão pretende reconhecer o trabalho feito pelas cidades na promoção da mobilidade urbana sustentável e das ações desenvolvidas durante os dias da campanha da Semana Europeia da Mobilidade, que no ano passado decorreu de 16 a 22 de setembro, com o tema “Espaço público partilhado”.
De acordo com a Câmara de Braga, “à semelhança dos anos anteriores”, o programa da edição de 2024 da campanha “integrou um conjunto diversificado de atividades orientadas para a promoção dos modos alternativos de deslocação, para a mudança de comportamentos e para o papel da rua enquanto espaço público multifuncional”.
O vencedor será anunciado pela Comissão Europeia, em Bruxelas, no dia 27 de março. Os finalistas foram selecionados por um painel independente composto por especialistas em mobilidade e transporte.
A edição de 2024 contou com a participação de mais de 2700 cidades de 45 países europeus. Concorreram a este prémio mais de 75 municípios.