Tenda vai ser instalada na Praça do Município, com cerca de 1600 metros quadrados. Comerciantes perspetivam aumento da faturação.
Corpo do artigo
Inspirada no que já se faz em algumas cidades europeias, Braga vai ter, este ano, um mercado de Natal instalado na Praça do Município, que se diferenciará por estar coberto por uma tenda gigante. São cerca de 1600 metros quadrados com um palco, carrossel e 20 barraquinhas com todo o tipo de produtos dedicados à época. O presidente da Câmara, Ricardo Rio, admite que o objetivo "é piscar o olho" a mais turistas. Os comerciantes acreditam que, mesmo com aumento do custo de vida, a faturação será maior do que no último ano.
O mercado natalício vai estar aberto entre 1 e 24 de dezembro com doçarias, bebidas quentes, presépios, arranjos florais, têxteis, livros, biscoitos, frutos secos e brinquedos. "Vamos replicar as práticas dos países do centro da Europa, virados para produtores locais e artesanato, que são sempre um grande atrativo para quem visita as cidades", frisa Ricardo Rio, confiante que, além de espanhóis, também cheguem, este ano, a Braga turistas de outras geografias. "Antes da pandemia, nas paradas de Natal, tínhamos muitos turistas franceses e alemães", recorda o autarca, sublinhando que o novo espaço é pensado para as famílias e, além do comércio, "quer conciliar uma componente lúdica e cultural".
Comércio local atrativo
Para Rui Marques, diretor-geral da Associação Empresarial de Braga (AEB), a novidade pode "acrescentar atratividade a Braga enquanto destino de compras", embora acredite que o próprio comércio local seja um chamariz. "O facto de termos uma área pedonal muito extensa, que torna os passeios dos visitantes seguros, e de termos muito estacionamento e diversidade de lojas é a nossa mais-valia. A atmosfera natalícia que se cria, com iluminação, som, animação e mercados, é um acrescento que torna a cidade cada vez mais competitiva como principal destino de compras de Natal", defende o responsável.
Este ano, a expectativa é que a faturação neste período festivo seja "10% superior ao último ano", adianta Rui Marques, convencido de que a perda de poder de compra das famílias ainda não se reflita. "Temos vindo a registar um crescimento de vendas, face ao ano anterior, e esperamos que se mantenha até ao final do ano. Num contexto de inflação elevada e com o aumento das taxas de juro, do preço dos combustíveis e energia, as pessoas começam a ficar receosas, mas, ainda assim, a atratividade que Braga exerce sobre outras cidades do Norte de Portugal e da Galiza, dá-nos otimismo", refere o dirigente associativo.
Este ano, as luzes de Natal devem ligar-se após 6 de dezembro, por recomendação do Governo. Já os espetáculos de Ano Novo deixarão a Avenida Central, como tem sido habitual, e passarão para o Altice Forum Braga.
Mercados Famosos
Berlim, Alemanha
A capital alemã, Berlim, conta com dezenas de mercados de Natal. Os mais conhecidos realizam-se em Gendarmenmarkt, na Alexanderplatz e junto à Câmara Municipal, ou Rotes Rathaus.
Estrasburgo, França
Estrasburgo autointitula-se a capital do Natal, com as suas mais de 300 tendas que se espalham pelos vários mercados da cidade, com destaque para o Christkindelsmarik.
Edimburgo, Escócia
O principal mercado de Natal de Edimburgo, na Escócia, ocupa os jardins de Princes Street, à sombra do castelo, o símbolo da cidade.