Três cães entraram, na madrugada de quarta-feira, num terreno particular situada no Lugar de Vér, freguesia de Escariz, Arouca, e mataram 11 ovelhas.
Corpo do artigo
"Os cães conseguiram entrar por uma parte da rede que ficou estragada com a queda de uma árvore de um terreno do meu vizinho", explicou, ao JN, Guedes Oliveira, o proprietário, que ficou a saber do que tinha acontecido às primeiras horas da manhã.
"A minha mulher foi dar de comer aos animais e deu com o sucedido", referiu, ainda incrédulo com o acontecimento, que representa um prejuízo considerável, apesar de ainda não apurado com exatidão.
A GNR de Cesar, Oliveira de Azeméis, foi chamada ao local. "Os três cães ainda lá estavam quando chegou a GNR, mas eles [os militares] disseram que não podiam ir atrás dos animais". "Os cães estavam a preparar-se para matar mais algumas ovelhas", lembrou.
As ovelhas, algumas prenhas, e anhos (juvenis de ovelhas), mortos pelos cães, foram recolhidos e enterrados num terreno de Guedes de Oliveira que tem, agora, nova preocupação.
"Alguém da família vai ter que passar a noite junto ao que restou do rebanho, porque eles podem voltar a atacar as ovelhas". "Vamos ter que fazer uma vigia até o vizinho retirar o pinheiro e a rede ser concertada", explicou.
Apesar de lamentar o episódio, Guedes Oliveira diz que, "a culpa não é dos cães". "A culpa é de quem deita fora os cães que andam cheios de fome e atacam, porque estão a lutar pela vida".
O proprietário do terreno garante ainda que, se nada for feito pelas autoridades, "eles vão fazer mais estragos".