O presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa disse, esta quarta-feira, acreditar que a empreitada para construção do cais fluvial do Pocinho poderá entrar em fase de adjudicação dentro de três meses.
Corpo do artigo
Segundo Gustavo Duarte, a obra já esteve a concurso mas o seu projecto acabou por sofrer alguns problemas, que estão agora a ser alvo de algumas alterações.
"A obra não é da responsabilidade da autarquia, mas sim do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos. Em conversa com os responsáveis, foi-me adiantado que a adjudicação do projecto deverá acontecer nos próximos três meses".
O novo cais fluvial do Pocinho vai permitir a atracagem de barcos de "grande calado" como os que fazem o transporte de turistas desde o Porto até à Barca d' Alva.
Equipamentos como Museu do Côa e áreas classificadas como "Património Mundial" da Unesco ou as quintas do Douro Vinhateiro poderão ser novos atractivos para os turistas que subam o rio e façam escala no Pocinho.
Com a atracagem destes barcos turísticos no concelho de Vila Nova de Foz Côa está prevista uma outra "dinâmica" turística e económica para a região de Foz Côa.
"A Câmara está na disposição de criar uma rede de transportes que garanta a mobilidade interna dos turistas que subam o rio Douro e queiram visitar os seus pontos de referência", garantiu o autarca.
A obra está avaliada em cerca de um milhão de euros.