A Câmara de Viana do Castelo lançou, esta terça-feira, um nova aplicação móvel (app), que servirá de guia a quem visitar a cidade durante os dias da Romaria d'Agonia, que decorrerá de 14 a 22 de agosto.
Corpo do artigo
A app "Romaria n'Algibeira", que foi apresentada esta terça-feira em conferência de imprensa, já pode ser descarregada no telemóvel através de um código QR disponível no site da autarquia. Permite ao visitante planear desde locais onde estacionar, a percursos de entrada e saída da cidade e transportes que pode usar para se movimentar na zona urbana e na periferia.
Este ano, face à expetativa de "um aumento significativo" de afluência de público, a Câmara criou novas zonas de estacionamento, principalmente ao redor da cidade, recorrendo a parques de hipermercados, escolas, bombeiros e até ao do clube de futebol Vianense. No total serão disponibilizados 52 parques com perto de nove mil lugares, que podem ser pagos ou gratuitos. Foram ainda criadas áreas de estacionamento para autocaravanas (aumento de 24 para 420 lugares) e autocarros (cinco zonas com capacidade para 110).
Além da criação de um circuito BUS, entre parques de estacionamento, foi ainda reforçada a oferta de transporte rodoviário, com mais autocarros e lugares de táxi (34), bem como ferroviário (CP vai duplicar número de carruagens nos horários existentes e abrir novos horários) e fluvial (ferry-boat entre Viana e o Cabedelo vai funcionar à noite até às 2 horas).
O próprio elevador de Santa Luzia vai ter horário alargado para regime noturno até à 1 hora e 2 horas, dependendo do dia das festividades.
Na zona urbana serão colocados 30 sanitários, alguns com chuveiros, e seis bebedouros.
"Acreditamos que vamos bater o recorde de mobilização e participação na romaria", justificou o autarca de Viana do Castelo, Luis Nobre, adiantando que houve uma preocupação "em planear a mobilidade", tendo em conta as esperadas "deslocações em massa" para aquela cidade nos dias de festa.
App da Romaria d'Agonia
A nova app da Romaria d'Agonia disponibiliza informação sobre o calendário de eventos que compõem a festa e condicionalismos de trânsito inerentes a cada um deles. Inclui ainda mapas interativos com todos os pontos de interesse para o visitante, desde quiosques de informação sobre a festa e de venda de bilhetes, a parques de estacionamento, praças de táxi e circuitos de transportes.
A aplicação móvel mostra também contactos de emergência, instalações sanitárias, farmácias, unidades de saúde, posto de comando (instalados no centro da cidade), bombeiros e forças policiais.
Manuel Vitorino, presidente da direção da VianaFestas, promotora da romaria, apelou "ao civismo" dos visitantes, bem como para "evitarem estacionamento anárquico e em cima dos passeios".
"Esta é uma festa inclusiva. De todos para todos. E, portanto, temos que pugnar para que aqueles que têm dificuldades de locomoção, sejam invisuais ou tenham dificuldade motora possam usufruir na plenitude da festa", alertou.