O Município de Fafe anunciou um conjunto de medidas de apoio às empresas locais numa parceria com a Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto para minimizar o impacto negativo da pandemia Covid-19.
Corpo do artigo
Segundo a autarquia, as medidas abrangem várias áreas: fornecimento de água, águas residuais, resíduos sólidos urbanos, rendas e publicidade nos estabelecimentos comerciais e/ou industriais, nomeadamente, as tiveram que encerrar a sua atividade ficam isentas do pagamento das tarifas fixas. No caso das atividades empresariais que viram o seu volume de negócios reduzido em, pelo menos, 40% face ao mês anterior ou ao período homólogo do ano anterior, beneficiam de uma redução de 50%, do valor a pagar, das respetivas tarifas, mediante comprovativo e por força da declaração do estado de emergência.
As isenções ou reduções relacionadas com o fornecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos urbanos produzem efeitos a partir de 13 de março de 2020. A isenção ou redução do pagamento da renda produz efeitos a partir do dia 1 de março de 2020. Todas as medidas mantém-se em vigor enquanto houver medidas restritivas impostas pelo Governo no âmbito da pandemia da doença Covid-19.
O autarca Raúl Cunha anunciou, também, "a criação, em conjunto com a Associação Empresarial de um Observatório para acompanhamento das empresas, das suas necessidades, preocupações e expectativas".
Autarquia vai distribuir material informático pelos alunos
A edilidade fafense assegurou que está a distribuir material informático pelos alunos que não têm acesso a esse tipo de equipamento. Para o efeito, vão ser disponibilizados mais 200 equipamentos tecnológicos.
Também as Juntas de Freguesia se têm disponibilizado para a distribuição dos conteúdos lecionados no ensino à distância pelos alunos.