A Câmara de Vinhais vai investir 21 mil euros no combate à vespa da galha do castanheiro através da luta biológica com largadas de parasitoides (Torymus sinensis), que serão retomadas este sábado, indicou o presidente do município, Luís Fernandes.
Corpo do artigo
Este investimento, "superior ao do ano passado", é inteiramente suportado pela autarquia e vai permitir realizar 180 largadas, mais cerca de 30 do que no ano passado.
Desta forma dá-se continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores através da luta biológica para minimizar os efeitos da vespa na produção de castanha, que é a mais expressiva no concelho de Vinhais, considerado o segundo maior produtor nacional deste fruto seco.
As largadas estarão a cargo da associação Arbórea, Proruris e do Instituto Politécnico de Bragança. "Apesar da pandemia que nos assola, o trabalho tem que continuar, e este é vital, pois estamos a falar do setor mais importante da economia do concelho" sublinhou o autarca, dando conta que há focos de infeção pela vespa da galha do castanheiro na maioria das aldeias do concelho, onde pelo menos 500 soutos estão infetados por esta praga. Em 2019 foram feitas 158 largadas do parasitoide Torymos Sinensis no concelho de Vinhais. Em 2018 já tinham realizado 52 largadas em 36 locais.
A câmara apresentou uma candidatura no valor de um milhão de euros ao PDR2020, para prevenção das doenças e pragas dos soutos, com o objetivo de investir em tratamentos de forma a combater a vespa da galha do castanheiro, do cancro e a doença da tinta. Todavia, ainda não foi aprovada. "Está em análise", referiu Luís Fernandes. A candidatura tem um financiamento de 90%, tendo o município que assegurar um investimento de 10% do valor global.