A Câmara do Porto vai lançar, esta quarta-feira, os primeiros dois livros de uma coleção, que terá mais seis publicações, sobre os 12 anos de governação de Rui Moreira. Denominada "Fazer Cidade", a coleção vai custar mais de 85 mil euros ao Município. A Autarquia diz é "um instrumento da estratégia editorial",
Corpo do artigo
Segundo uma notícia avançada, esta terça-feira, pelo jornal "Público", para a produção e distribuição da coleção com oito obras, a Câmara do Porto vai pagar 68,4 mil euros (com IVA) à editora Tinta-da-China. Um valor a que acrescem custos com os autores dos livros (entre dois mil a três mil euros, conforme o volume de cada livro), totalizando 85,4 mil euros. Um valor total que, contudo, a Câmara do Porto não confirma.
A iniciativa, denominada "Projecto 12 Anos da Governação Autárquica", é coordenada pelo chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal do Porto, Vasco Ribeiro.
Os dois primeiros volumes, que são apresentados, esta quarta-feira, pelas 17.30 horas, na Feira do Livro, contam com prefácio e entrevistas de Rui Moreira. Num livro aborda-se os dez anos de "devolução à cidade" do Teatro Municipal do Porto. No outro, fala-se sobre a história da Feira do Livro da cidade, com particular incidência nos últimos dez anos.
Contactada pelo JN, a Autarquia recusa qualquer índole eleitoralista com a iniciativa, lembrando que Rui Moreira não se pode recandidatar.
"Esta coleção "Fazer Cidade" pretende retratar as principais transformações que o Porto sofreu nos últimos anos, constituindo, com esse propósito, um instrumento da estratégia editorial do Município do Porto", garante, lembrando que essa foi a "mesma estratégia que motivou" a coleção "O Porto Literário", apresentada na Feira do Livro do ano passado.