A câmara de Caminha decretou um dia de luto municipal pela morte de Vasco Presa, líder da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora.
Corpo do artigo
Em nota de pesar divulgada esta quarta-feira, a autarquia apresenta condolências pela perda do também "deputado municipal, mestre da pesca e dirigente associativo de referência em Vila Praia de Âncora".
"Durante décadas, fez do mar a sua vida, enfrentando as dificuldades e incertezas de uma das profissões mais duras, mas também deixando um testemunho de coragem, sabedoria e experiência reconhecida por todos", lê-se na nota. "Já em terra, assumiu responsabilidades de dirigente da Associação dos Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora, onde deu continuidade à sua missão de defesa do porto, das infraestruturas e da dignificação da comunidade piscatória".
O município recorda ainda que o percurso de Vasco Presa "une a mestria do homem do mar à dedicação do dirigente que lutou sempre pelo bem comum".
O pescador e dirigente associativo representou durante décadas a comunidade, tendo sido porta-voz das suas reivindicações, uma delas relacionada com a necessidade de correção da configuração do portinho de pesca local, até hoje não concretizada.
A câmara de Caminha expressa "à esposa, filhos, restante família e amigos, sentidas condolências, associando-se à dor da comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora e de todo o concelho".