Começa este sábado e prolonga-se até 15 de outubro a submissão das candidaturas ao festival Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão, que decorre de 4 a 7 de dezembro, para jovens dos 12 aos 35 anos.
Corpo do artigo
O certame já vai na 10ª edição e pretende promover e apoiar jovens cineastas "proporcionando-lhe uma montra para exibirem o seu trabalho", receberem "feedback" e estabelecerem contactos. "O Ymotion não se resume à semana do concurso e há todo um trabalho de promoção, formação e incentivo à participação dos jovens no festival", diz Luísa Azevedo, vereadora da Juventude da Câmara de Famalicão. "É o caso do ciclo formativo e do prémio 'Cineasta do Futuro', novidade desta 10ª edição, e que é dirigido aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico das escolas que integram o Plano Nacional de Cinema, e que os incentiva a explorar o mundo do cinema com entusiasmo e dedicação” acrescentou.
O ciclo formativo começa já esta segunda-feira, 13 de maio, e é composto por seis workshops e masterclasses gratuitas, que decorrem até ao dia 18 de maio com temas como a “Escrita de Argumento para Cinema”, “Introdução à Animação: Da Ideia ao Ecrã” ou uma “Oficina Prática de Direção de Fotografia”, entre outros.
Na edição deste ano há nove categorias a concurso sendo que a melhor curta-metragem receberá o "Grande Prémio Joaquim de Almeida", no valor de 2500 euros.
Haverá ainda prémios para o melhor filme produzido por estudantes do ensino secundário, melhor documentário, o melhor filme de animação e para o filme preferido do público. A melhor curta-metragem experimental, a melhor interpretação, o melhor argumento e a melhor direção de fotografia também serão distinguidos.
O argumentista e crítico de cinema Tiago R. Santos é o presidente do júri da competição, acompanhado pela atriz e vice presidente da Academia Portuguesa de Cinema Carla Chambel, Válter Hugo Mãe, escritor e artista plástico, pela atriz Paula Lobo Antunes, pela jornalista de cinema Lara Marques Pereira e pela realizadora e argumentista Silvana Torricella.
No âmbito do festival, um grupo de alunos dos cursos de multimédia e audiovisual das escolas secundárias Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco vão realizar o documentário de "Retratos cinematográficos: uma jornada com Ymotion", cujo objetivo é mostrar os bastidores e as memórias de figuras notáveis homenageadas pelo festival ao longo de uma década de existência.
“Esta iniciativa não só destaca o compromisso do Ymotion com a promoção de talento local, mas também proporcionará uma visão única e apaixonada sobre a evolução do festival ao longo dos anos. Acreditamos que esta abordagem adicionará um toque autêntico e significativo ao 10º aniversário do festival, tornando-o verdadeiramente memorável”, explicou a vereadora.
Entretanto, o ciclo formativo engloba workshops sobre a escrita de argumento para cinema, introdução à animação, financiamento e angariação de recursos para projetos cinematográficos jovens, e oficinas sobre direção de fotografia.