<p>O actor brasileiro Eriberto Leão, que desempenha o papel de Zeca na telenovela Paraíso (SIC), será o rei do Carnaval da Mealhada. Com um orçamento de 180 mil euros, a organização espera 40 mil visitantes nos dois dias do corso e 35 mil nas sete noites de espectáculos.</p>
Corpo do artigo
Para combater a crise e atrair mais público aos desfiles dos dias 14 e 16 de Fevereiro, a Associação do Carnaval da Bairrada (ACB) aposta em bilhetes de preço único: cinco euros por pessoa. E acrescenta à festa um trunfo para os amantes do vinho, que é a presença, no sambódromo da Mealhada, das caves e adegas cooperativas da região.
"Este é um ano difícil - por isso temos um orçamento 20 mil euros mais baixo do que o de 2009 -, mas acreditamos que vamos ter o melhor carnaval de sempre, com recordes de bilheteira e com um desfile de enorme qualidade, superior a todos os corsos já realizados", afirmou, ontem, na apresentação do programa de animação, o presidente da ACB, Fernando Saldanha.
Apesar da Câmara da Mealhada subsidiar o certame com 100 mil euros (é a colectividade do concelho que mais dinheiro recebe da autarquia), Fernando Saldanha diz que, embora compreendendo as dificuldades do Município, "o subsídio é escasso e coloca-nos numa situação de algum risco, porque dependemos muito do estado do tempo. Se chover, será muito difícil arranjar receitas para colmatar o valor em falta".
O líder da ACB lembra que as cinco escolas de samba bairradinas que participam na festa recebem 80 euros por cada elemento que fizerem desfilar.
Nos desfiles de domingo e terça-feira de Entrudo irão participar dois mil figurantes e seis carros alegóricos, preparados por mão-de-obra nacional, mas com com base em projectos brasileiros. Um desses carros será o do rei Eriberto Leão e da rainha Melany Susana (Miss Finalista 2009, de Anadia). Os outros serão das escolas Sócios da Mangueira, com o tema Carnaval de Veneza; Grés Batuque, tema Amor; Samba no Pé, Clássicos da Disney; Amigos da Tijuca, Um olhar mágico da Tijuca sobre a Índia; Real Imperatriz, O mundo mágico Disney.
Vão ainda desfilar caretos (será a primeira que participam neste corso), gigantones, grupos de crítica/sátira. Numa tenda montada na zona do sambódromo irão decorrer, nas noites de 5 e 6 e entre os dias 12 e 16 de Fevereiro, espectáculos musicais com bandas ao vivo.