A Carris vai batizar um elétrico articulado com o nome de André Marques, guarda-freio que morreu na sequência do descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, adiantou este sábado a empresa de transportes.
Corpo do artigo
Numa curta nota, a empresa explica que o elétrico faz parte da nova frota e que o propósito da iniciativa é "honrar o André, em reconhecimento do seu profissionalismo e dedicação ao serviço da empresa e da cidade".
"A sua lealdade, amabilidade e simpatia perante o próximo foram sempre inexcedíveis", acrescenta.
Leia também Cabo que unia as duas cabinas do Elevador da Glória "cedeu", aponta primeiro relatório
Guarda-freio da Estação de Santo Amaro, André Marques estava ao serviço do Ascensor da Glória quando se deu o acidente, que causou 16 mortos e 22 feridos, tendo sido uma das primeiras vítimas mortais identificadas.
O funeral de André Marques decorreu hoje à tarde, em Oleiros, de onde era natural.
Nas cerimónias fúnebres participaram o presidente da República, o ministro das Infraestruturas, o presidente da Câmara de Lisboa e o presidente da Carris, no mesmo dia em que foi divulgada a primeira nota informativa sobre o descarrilamento.
O elevador da Glória, em Lisboa, descarrilou quarta-feira, pelas 18.04, na Calçada da Glória.
Segundo informação da Proteção Civil, das 38 pessoas afetadas pelo acidente, 15 morreram na quarta-feira e 23 foram transportadas ou deslocaram-se por meios próprios para hospitais, uma das quais acabou por morrer durante a noite.