Um veículo ligeiro foi abalroado, esta sexta-feira, por dois comboios que seguiam em sentido contrário, numa passagem de nível na estação de Santana-Cartaxo. Os dois ocupantes do veículo, que são irmãos e têm 72 e 80 anos, ficaram feridos. Veja o vídeo.
Corpo do artigo
Os dois irmãos, de 72 e 80 anos, residentes na zona de Lisboa, segundo apurou o JN junto da GNR, seguiam num veículo ligeiro azul, marca Honda e movido a GPL. Preparavam-se para atravessar a passagem de nível, no apeadeiro de Santana-Cartaxo, e não repararam que as cancelas estavam fechadas, tendo sido colhidos.
Primeiro, o veículo foi atingido na traseira, cerca das 12.20 horas, pelo Intercidades que fazia a ligação Lisboa/Porto e arrastado para a outra linha em sentido contrário, onde foi depois ligeiramente atingido por um Alfa que circulava no sentido Porto/Lisboa.
Segundo testemunhos no local, o maquinista do Alfa apercebeu-se da existência de perigo na linha e conseguiu ativar a travagem de emergência, o que explica o embate ligeiro no veículo.
Após o acidente, o condutor conseguiu sair sozinho do veículo, apresentando alguns ferimentos na cabeça. O outro ocupante foi retirado por populares e inspirava mais cuidados. O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) deu assistência a dois feridos, que foram hospitalizados.
Joaquim Toito, que reside a escassos metros da passagem de nível, contou ao JN que o condutor disse não se ter apercebido que estava numa passagem de nível.
A circulação na linha do Norte esteve interrompida até às 13.25 horas.
Na altura do acidente havia muito nevoeiro.