Uma carta de agradecimento de Ramalho Ortigão ao então presidente da Câmara Municipal (1896), João Carlos da Cruz, foi doada esta quinta-feira ao arquivo municipal de Barcelos.
Corpo do artigo
O documento foi entregue pelos netos do ex-autarca, nos Paços do Concelho, à vereadora da cultura, Elisa Braga, que agradeceu a doação, considerando um "gesto muito feliz e muito importante para Barcelos".
A carta surgiu após uma passagem pela terra do galo, mas foi outra peça em barro que captou a atenção do escritor. Numa ida a um restaurante barcelense, Ramalho Ortigão ficou encantado com um paliteiro de barro. Não tendo, na hora, oportunidade para lhe oferecer um, o então edil João Carlos da Cruz visitaria mais tarde alguns dos oleiros de Barcelos, a quem encomendou uma coleção de paliteiros de barro colorido que depois ofereceu a Ramalho Ortigão.
"A ingenuidade do fabrico desta peça dá-lhes um ar arcaico de produtos Bizantinos. A manifesta influência do Chafariz de Vilar de Figos no agrupamento dos pombos formando uma espécie de capitel em alguns dos paliteiros é prova de que não se perde nunca a influência de uma obra de arte na educação estética do povo, ainda entre as classes que mais nos parecem a essa espécie de sugestão", salientou o escritor na missiva enviada ao presidente da Câmara.