<p>Largas centenas de pessoas, entre as quais as mais altas individualidades aguedenses, despediram-se, ontem, terça-feira, em Travassô (Águeda), de Ana Paula Santos, a mulher de 44 anos que morreu no passado sábado, em Santa Maria da Feira, na sequência do despiste de um autocarro da Auto Aviação Aveirense que transportava o coro do Orfeão de Águeda.</p>
Corpo do artigo
Uma hora antes da missa de corpo presente (17 horas) já muitas pessoas se juntaram nas imediações da Igreja Matriz de Travassô, pequena para tanta gente, grande parte da qual assistiu à missa no exterior do templo. Ana Paula, mãe de três filhos (um deles menor), empresária, era considerada a "alma" do Orfeão de Águeda. O pai, António Silva, é o presidente do Orfeão, um dos mais conhecidos empresários da região e director do jornal Soberania do Povo.
A missa de Corpo presente foi presidida pelo pároco de Travassô, Júlio Grangeia, e foi cantada pela Orquestra Filarmónica 12 de Abril, cujo presidente da Direcção, Hélder Pires, é sobrinho da defunta. Dezenas de elementos desta banda de sopros acompanhou com música Ana Paula da capela mortuária à Igreja. O corpo foi encomendado no cemitério de Travassô, localizado junto à Igreja Matriz, mas não foi lá sepultado uma vez que, por vontade de Ana Paula, será cremado, o que acontecerá hoje.
O Bispo de Aveiro, D. António Francisco, enviou uma "Mensagem às Famílias, às Comunidades Cristãs e ao Orfeão de Águeda", um texto lida pelo padre Júlio durante a eucaristia.
"Nesta hora de dor e de luto em que um membro do Orfeão de Águeda faleceu e outros ficaram gravemente feridos em trágico acidente de viação, quero manifestar com esta gesto fraterno e testemunhar com esta mensagem simples a minha proximidade na dor e a minha comunhão na oração, junto das famílias, das comunidades e dos membros e dirigentes do Orfeão de Águeda, particularmente atingidos por este acontecimento", refere D. António Francisco.
No funeral estiveram companheiros do Orfeão que ficaram feridos. Quatro continuam internados em estado grave no Hospital da Feira e o condutor encontra-se nos Cuidados Intensivos do Hospital de São João, com traumatismo crânio-encefálico e em estado estável.