Foi aberto, esta segunda-feira, o concurso público para a construção de um centro de cuidados continuados em S. Mamede de Infesta, 16 anos depois de o projeto ter sido anunciado e da Câmara de Matosinhos ter investido cinco milhões de euros em terrenos.
Corpo do artigo
A abertura do concurso foi publicada na edição desta segunda-feira do Diário da República pela Lardouro-Lar de Idosos e Centro de Dia, com o valor base de 13.774,297,20 euros e 18 meses de prazo de execução. Está dado o primeiro passo, assim, para a concretização de um centro de cuidados continuados, cujo projeto foi anunciado em 2008 e já levou a Câmara de Matosinhos a investir cinco milhões de euros em terrenos.
Há um ano, numa reunião de Executivo em que foi questionada pelo vereador do PSD, Bruno Pereira, a Autarquia disse estar confiante no avanço da empreitada, em S. Mamede de Infesta, uma vez que estaria aprovada a candidatura ao PRR (Plano de Recuperação e Resiliência).
O caso remonta a 2008, quando a Cooperativa Realidade Social, constituída no ano anterior, beneficiou de uma cedência de terrenos pelo período de 50 anos, bem como de financiamento camarário para a construção de um centro social em Matosinhos. Mas o responsável pela construção não avançou com a empreitada e estará até em “incumprimento contratual” desde abril do ano passado.
Além do financiamento da Câmara, a cooperativa recebeu ainda um subsídio da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).