O Centro de Meios Aéreos (CMA) de Arcos de Valdevez vai contar, a partir de junho, com um novo hangar com capacidade para dois helicópteros.
Corpo do artigo
Segundo o presidente da câmara local, João Esteves, a construção, financiada por fundos comunitários, num investimento global de cerca de 678 mil euros, está em fase final de conclusão. E já está prevista posteriormente nova empreitada para "aumentar a operacionalidade, nomeadamente, para meios de combate aéreo pesados e emergência médica". "A obra rondará 500 a 600 mil euros", indicou o autarca ao Jornal de Notícias.
O CMA de Arcos de Valdevez constitui uma base de apoio para todo o distrito de Viana do Castelo, bem como os distritos de Braga e Vila Real, e ainda dá cobertura em território da Galiza.
A câmara municipal fez esta terça-feira o ponto da construção do novo hangar, em comunicado. "Está previsto que a obra esteja concluída e em funcionamento até ao final do primeiro semestre. É um hangar que dá para estacionar dois helicópteros. Atualmente, a capacidade é para um meio aéreo", declarou João Esteves.
A autarquia de Arcos de Valdevez referiu ainda que o CMA é "a estrutura que o Comando Distrital de Operações de Socorro de Viana do Castelo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil dispõe em situação de resposta aérea e em situação de emergência e proteção civil".
"Esta obra é composta por duas construções; uma afeta à área técnica onde se localizará todo o equipamento e maquinaria essencial ao seu funcionamento, nomeadamente o grupo gerador e outros; e outra construção onde está localizada a zona do hangar para oficina e estacionamento de aeronaves e reparações das mesmas", informa o município. A obra resulta de uma candidatura cofinanciada pelo INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP), PORTUGAL2020 e contou com uma comparticipação comunitária de 472.500 euros.