Agentes em formação para saber operar sistema. Polícia Municipal do Porto emitiu mais de 33 mil coimas no ano passado. Só em carros rebocados, o número ultrapassa os 15 mil.
Corpo do artigo
Com dois radares móveis de velocidade a operar no Porto desde janeiro, a Polícia Municipal está agora a instalar câmaras nos tejadilhos de pelo menos dois carros de serviço para apertar o controlo ao mau estacionamento na cidade. Os aparelhos, através de um software específico, vão reconhecer situações de estacionamento ilegal e registar as respetivas matrículas, agilizando o processo de emissão de coimas. Devem começar a funcionar em março. No ano passado foram emitidos mais de 33 mil autos de contraordenação e registado um total de 15.515 reboques - números que crescem todos os anos.
As câmaras fazem parte do novo programa de fiscalização de estacionamento irregular, que inclui "equipamentos individuais de fiscalização para todos os agentes". O sistema "já foi adquirido pela Polícia Municipal do Porto, encontrando-se a decorrer todo o processo de instalação e integração da plataforma de software, bem como a formação do pessoal (polícias e fiscais) que vai operar com estes equipamentos", adianta a Câmara em resposta ao JN.