Um acidente entre um automóvel e um camião causou, ontem, segunda-feira, três feridos, dois dos quais, irmãos, em estado grave.
Corpo do artigo
O choque aconteceu na Rua de Ribeiro Cambado, em Valongo pelas 7.30 horas. O condutor do carro, um homem de 23 anos, teve de ser desencarcerado pelos bombeiros. Ficou gravemente ferido, tal como o irmão de 19 anos. Ambos estavam, ontem, ao fim da tarde, em observação nos cuidados intensivos do Hospital S. João, no Porto. A mãe dos dois feridos foi assistida no local. Todos vivivam em Gondomar. O condutor do camião não sofreu ferimentos.
"Quando chegámos encontrámos a frente do camião na faixa contrária. A situação mais grave foi com a do condutor do carro que estava encarcerado", explicou o segundo-comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, Nuno Dias. "Tivemos de acelerar o processo para chegar ao condutor (cerca de 25 minutos) que estava com bastante dificuldade respiratória e a perder a consciência", acrescentou.
Para tal, foi necessário cortar o tejadilho, porta e tabliê do automóvel. Luís Vasques, 23 anos, foi sedado e entubado para prevenir uma paragem respiratória e seguiu para os cuidados intensivos do Hospital S. João .
Paulo Vasques, 19 anos, e irmão de Luís, também seguia no veículo. Foi encontrado deitado no chão com a cara ensanguentada. "Suspeitamos que tenha traumatismos na coluna vertebral e na cabeça", adiantou o segundo-comandante. Albertina Vasques, 60 anos, mãe das vítimas, também seguia no veículo, tendo sofrido ferimentos ligeiros pelo que não necessitou de ir ao hospital.
A Rua de Ribeiro Cambado é um dos principais acessos a Valongo e uma zona com muitos acidentes. "É uma rua muito perigosa. Para se atravessar, tem de ser por fases. Fazem falta semáforos, lombas ou passadeiras", alertou José Costa, residente na zona onde ontem ocorreu o acidente. A PSP cortou o trânsito, que ficou condicionado, numa das faixas. O alerta foi dado aos Bombeiros às 7.30 h e as operações terminaram às 10.30 horas.