Um pico de chuva forte, acompanhada de granizo, na hora da preia-mar, causou várias inundações em Vila Real de Santo António, no Algarve.
Corpo do artigo
A tarde de chuva culminou com várias inundações no Algarve, particularmente em Vila Real de Santo António. Após cerca de três horas de precipitação, uma forte chuvada, cerca das 18.40 horas, na altura da preia-mar, provocou uma subida repentina das águas e causou várias inundações.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) de Faro, foram registadas cerca de 30 ocorrências, em Vila Real de Santo António, e três em Tavira.
https://www.facebook.com/victormanuel.guerreiro/posts/1374622519274976?pnref=story
Não há registo de feridos ou danos materiais de monta. Há alguns estragos, nomeadamente na via pública, em habitações e em estabelecimentos comerciais.
Devido a estas inundações, duas pessoas foram "deslocadas provisoriamente para casa de familiares", disse fonte do CDOS.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje a região do Algarve sob aviso amarelo (o terceiro numa escala de quatro) devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, bem como de agitação marítima, com ondas com 2,5 a 3,5 metros, e de vento forte.
A queda de granizo agudizou o problema, causando entupimentos no saneamento. Houve casos em que a água dos esgotos saiu pela sanita e bidé de algumas casas, segundo relatos de moradores de Vila Real de Santo António.
Ao fim da noite, havia ainda muitos meios dos bombeiros no terreno, ocupados a retirar águas de garagens que ficaram alagadas.