Cinco cães foram encontrados mortos, com suspeitas de envenenamento, na freguesia de São Martinho da Gândara, Oliveira de Azeméis. As autoridades estão a investigar o acontecimento, que chegou às redes sociais e causou indignação generalizada.
Corpo do artigo
Todos os cães que frequentavam há já algum tempo um terreno particular no Lugar Porto Carro, onde se alimentavam de comida ali deixada, foram encontrados mortos. Foram descobertos por um morador que entrou em contacto com a Junta de Freguesia e as autoridades policiais.
Junto aos animais encontravam-se restos de comida e um recipiente de água com uma cor acastanhada, suspeitando-se que o veneno tenha sido ali colocado.
"Um morador ligou comigo e depois foram chamadas as autoridades. Foi também contactado o canil intermunicipal e levaram os restos de comida e água para analisar", explicou, ao JN, o presidente da Junta de Freguesia, António Marques.
O autarca afirma não poder afirmar os motivos do possível envenenamento. "O assunto está sob investigação [pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Oliveira de Azeméis]".
"Foi um caso isolado, nunca nada deste tipo tinha acontecido na freguesia", garantiu.
Susana Pereira, dona de uma cadela que morreu, não esconde a sua revolta. "Vou até às últimas consequências para apurar os culpados", garantiu.
A mulher diz que o seu cão, vítima de envenenamento, "tinha chip". "Os cães não devem ser errantes. Estamos a ver se descobrimos os donos dos outros cães", adiantou, sem, no entanto, saber a proveniência dos restantes animais mortos.
"Os cães não estavam a ser alimentados na via pública, mas num terreno privado e ninguém nos pode proibir", fez questão de ressalvar.
O caso foi tornado publico através das redes sociais, causando estupefação e indignação. "Como é possível existir pessoas tão más. É uma pena, porque os animais também têm o direito de viver". "Porque é que fazem isto aos animais indefesos, não consigo perceber a mente humana", podia-se ler nos comentários.