A auto-estrada do Norte foi reaberta cerca das 22.35 horas desta segunda-feira depois de ter sido interrompida a circulação às 15.40 horas, no sentido Lisboa-Porto, devido a um acidente que provocou um ferido grave e um ligeiro entre Alverca e Alhandra.
Corpo do artigo
"O acidente ocorreu entre Alverca e Alhandra" e um dos dois pesados de mercadorias envolvidos "está a ocupar as três vias e a berma", explicou fonte do destacamento de trânsito do Carregado da GNR, cerca das 15.40 horas. "Há a registar um ferido grave e um ligeiro", acrescentou.
O acidente envolveu um veículo ligeiro e dois pesados, um dos quais estava, às 17.20 horas, a derramar material perigoso (ácido) na via.
Os bombeiros iniciaram as operações de remoção das matérias perigosas, ácido em estado líquido, cerca das 18.30 horas, mantendo-se o corte total da auto-estrada do norte no sentido sul-norte, disse o comandante dos bombeiros de Alverca à agência Lusa.
"Primeiro vai-se retirar o ácido do depósito que está a verter, depois retiram-se os outros bidões e só por fim se vão retirar as viaturas", explicou à Lusa o comandante dos bombeiros de Alverca.
De acordo com a equipa do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) que esteve no local, o ferido grave (condutor de um dos pesados) foi transportado para a Unidade de Queimados do Hospital de S. José (Lisboa) e o ligeiro para o Hospital de Vila Franca de Xira.
Segundo Raquel Ramos, médica da equipa do INEM, o ferido grave sofreu queimaduras de segundo grau na região do tórax numa dimensão "importante" e o seu prognóstico é reservado.
Para escoar o trânsito, a GNR está "a desviar o trânsito nas portagens de Alverca e a aconselhar as pessoas a ir pela CREL (Circular Regional Exterior de Lisboa, que tem depois ligação com a A8 para Leiria ou a A10 para o Carregado) ou pela Estrada Nacional", disse a fonte da GNR.