A classificação da Serra d"Arga, como área protegida, deverá ser estabelecida no próximo ano. A novidade é a inclusão de Vila Nova de Cerveira. O autarca de Ponte de Lima, acredita que aqui não se registará o "mau exemplo" do Parque Nacional da Peneda Gerês.<br />
Corpo do artigo
Inicialmente, o projecto previa a inclusão dos municípios de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima. No entanto, "chegou-se à conclusão que era importante alargar esta área protegida até ao território da freguesia de Covas, em Vila Nova de Cerveira", revelou o edil limiano, Victor Mendes.
"Estamos com os nossos técnicos a fazer o enquadramento do ponto de vista dos planos de ordenamento do território para que depois haja condições políticas para que as Câmaras e Assembleias Municipais deliberem no sentido de classificação desta área", disse ainda o autarca, perspectivando que a classificação possa acontecer ainda durante o próximo ano.
Quanto à reacção das populações, Victor Mendes defende uma atitude pedagógica de forma a fazer entender que estas áreas "geram riqueza e economia local", evitando-se o mau exemplo do Parque Natural da Peneda Gerês, onde existe uma "conflitualidade entre a população e a direcção do parque", o que "não deverá acontecer na Serra d"Arga, pois é uma área de âmbito local e com comissão directiva formada por representantes dos vários municípios, acabando por haver uma relação muito estreita com as populações".
O autarca falava à margem da celebração do décimo aniversário da área protegida das lagoas de S. Pedro de Arcos e Bertiandos. "Foi o maior investimento em bloco do ponto de vista financeiro que o município fez. É um investimento, não é uma despesa. É uma aposta no ambiente e na educação, que não pode ser contabilizado apenas nos custos".