Equipamento instalado na travessia permitirá aproveitar energia solar. Estação da Arrábida vai requalificar Avenida Engenheiro Edgar Cardoso, em Gaia.
Corpo do artigo
Vai garantir uma nova travessia de metro sobre o Douro, entre o Porto e Gaia, mas não será mera "passagem para a outra margem". De acordo com o diretor do gabinete de projetos da Metro do Porto, Vítor Silva, a nova ponte, inserida na Linha Rubi, "vai ter painéis fotovoltaicos para aproveitamento de energia solar". O mesmo acontecerá na cobertura da estação da Arrábida, em Gaia.
16099008
A "Linha Amarela está saturada e nós esperamos continuar a ter cada vez mais utentes e clientes na metro do Porto", observa o também engenheiro, justificando a necessidade de uma segunda ligação de metro entre as duas cidades. Será a linha Rubi, entre a Casa da Música, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia.
Já toda a gente conhece a nova ponte, mas como continua a faltar-lhe um nome, mantém-se aberta até ao próximo dia 5 de maio a votação para a escolha de um nome, através do site do JN. A iniciativa é das câmaras do Porto e de Gaia, do Ministério do Ambiente, que tutela a Metro do Porto, e do "Jornal de Notícias".
Os painéis solares serão instalados na travessia e seguirão, então, até à cobertura da estação seguinte, já em Gaia: a da Arrábida, mesmo em frente ao shopping, na Avenida Eng. Edgar Cardoso. "De facto, com este traçado, vamos reformular ou requalificar toda a área envolvente", nota Vítor Silva.
"No lado do Porto, temos a estação Casa de Música que está em construção e vamos ter a estação Campo Alegre, que vai servir todo o polo universitário. Em Gaia, vamos começar pela estação Arrábida, na qual temos um desenho muito bonito, com um miradouro", descreve o engenheiro.
VL8 será "boulevard"
À boleia da requalificação dos espaços onde nascerão as novas estações da Linha Rubi, Vítor Silva salienta também "a requalificação da própria Avenida Eng. Edgar Cardoso". "Não gosto de chamar VL8 porque dá logo a sensação de que é uma coisa para carros. Não queremos isso. Costumo dizer que vamos passar a ter um "boulevard" e a Câmara teve aqui uma participação importantíssima no redesenho da avenida", reforça.
Seguem-se as estações do Candal e da Rotunda. Nesta última, surgirá um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 500 carros. "Queremos fazer a transferência do transporte individual para o transporte público", justifica Vítor Silva, seguindo para a estação das Devesas.
Lá, nascerá um "interface entre os comboios, o metro e os autocarros". O caminho segue até à estação de Soares dos Reis, terminando em Santo Ovídio.
Perguntas
Quais os nomes que posso escolher?
Há seis nomes à escolha: Ponte da Boa Viagem, Ponte Douro, Ponte da Ferreirinha, Ponte da Boa Passagem, Ponte da União e, por fim, Ponte Engenheiro Joaquim Sarmento. A votação arrancou ontem, através do site do "Jornal de Notícias", e decorre durante 30 dias.
De que forma foram escolhidos?
Foi uma Comissão de Seleção, constituída pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e investigador do Património Germano Silva, o engenheiro civil Humberto Varum e o músico Rui Veloso quem selecionou os nomes que estão agora a ser votados.
De que forma posso votar?
A votação é acessível através de www.jn.pt. O site do "Jornal de Notícias" irá reencaminhar o leitor para o "Portal Participa", do Ministério do Ambiente, que tutela a Metro do Porto. Caso já esteja registado no portal onde estão disponíveis todas as consultas públicas, basta votar num dos seis nomes que estarão em votação até ao próximo dia 5 de maio.