A ponte para o TGV entre Porto e Gaia, que incluirá um tabuleiro inferior para o trânsito rodoviário, vai custar 110 milhões de euros.
Corpo do artigo
O valor é apontado pelo Ministério das Infraestruturas, tutelado por João Galamba, na resposta a um requerimento apresentado pelo deputado Firmino Pereira, do grupo parlamentar do PSD.
O social-democrata perguntou se a futura travessia do TGV incluía um tabuleiro para carros, quando se iniciaria a obra e quais os seus custos.
"A solução estrutural desenvolvida para a nova travessia do rio Douro viabiliza a construção de uma nova obra de arte com dois tabuleiros: um ferroviário, à cota superior, e um rodoviário, à cota inferior. Esta nova travessia do rio Douro está incluída no Lote A: Porto (Campanhã) - Aveiro (Oiã) da nova linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa", lê-se na resposta do Ministério. Já em fevereiro o JN tinha revelado que esta era a solução definida, com os custos da empreitada a serem assumidos "integralmente" pelo Estado.
15896436
O projeto da linha de TGV encontra-se atualmente em processo de avaliação de impacto ambiental. Assim, a decisão final só será oficializada após a obtenção da declaração de impacto ambiental, salvaguarda o gabinete do ministro.
Segundo tinha já referido a Infraestruturas de Portugal, o concurso para a conceção e construção da ponte do TGV será lançado até ao final deste ano, prevendo-se a conclusão da obra até final de 2028.