Uma empresa portuguesa vai investir 150 milhões de euros num complexo turístico nos concelhos alentejanos de Cuba e Portel, que inclui um hotel, aldeamentos, um campo de golfe e uma componente agrícola em modo de produção biológica.
Corpo do artigo
O empreendimento, promovido pela PLACAN - Imobiliária, deverá nascer na Herdade da Cegonha com 252 hectares, que abrangem as freguesias de Vila Ruiva (Cuba) e de S. Bartolomeu do Outeiro (Portel), e 5,5 quilómetros de margens da albufeira da barragem de Alvito.
A PLACAN assina ontem dois protocolos com as Câmaras de Cuba e de Portel para a elaboração do Plano de Pormenor intermunicipal do projecto, na modalidade de Plano de Intervenção em Espaço Rural.
A confirmarem-se as previsões, "na melhor das hipóteses", a construção do empreendimento, que irá criar "350 postos de trabalho directos", deverá começar "dentro de um ano e meio", disse à agência Lusa o administrador da PLACAN, Plácido Ferreira.
As componentes hoteleira e turístico-residencial do empreendimento prevêem a construção de um hotel, "de quatro ou cinco estrelas e com 250 camas", e aldeamentos, "em número a definir", disse o responsável.
Em declarações à Lusa, os presidentes dos municípios de Cuba e de Portel, respectivamente, Francisco Orelha e Norberto Patinho, regozijaram-se hoje com o projecto, que consideraram "fundamental" para criar emprego, "atrair e fixar população", "dinamizar as potencialidades turísticas" e "qualificar a oferta turística" dos dois concelhos e da região Alentejo.