Já se sabe que a concertina é rainha e senhora nas Feiras Novas e, esta quarta-feira à noite, colocou Ponte de Lima no livro do recordes do Guinness ao reunir 897 tocadores de concertina a tocar "Rosinha" em simultâneo, durante mais de cinco minutos.
Corpo do artigo
Augusto Canário foi o padrinho da iniciativa que decorreu na cerimónia de abertura das maiores festas do concelho de Ponte de Lima por onde se prevê que passe meio milhão de visitantes até à próxima segunda-feira.
2017/09/concertinas_20170907120101
Os tocadores de concertina foram reunidos em 16 divisões no areal junto à ponte medieval.
Domingos Silva, 37 anos, veio com o Grupo de Concertinas Foles Santa Maria de Atães, de Guimarães, e mostrava-se entusiasmado com a possibilidade de entrar para o Guinness. Começou a tocar por passatempo e o "bichinho foi crescendo".
Rodeado por familiares do grupo, Domingos garantia que "as Feiras Novas é dos maiores palcos para a concertina" e deixava a promessa de regressar sábado para mais folia, mesmo que isso signifique ir sem dormir para o seu trabalho de pasteleiro que se levanta às 4.30 horas.
Durante os próximos dias, a animação vai ser constante pelas ruas de Ponte de Lima com rusgas populares, arruadas de concertinas, cortejos, feira de gado e solenidades religiosas em honra da padroeira Senhora das Dores.