<p>As estruturas metálicas que foram colocadas na A25 e A17 destinam-se à cobrança de portagens. A revelação foi feita pelo presidente da Câmara de Ílhavo com base em informações do concessionário das auto-estradas.</p>
Corpo do artigo
Os pórticos que cobrem as faixas de rodagem no troço da Auto-estrada 25, entre a Ponte da Barra e o nó junto ao novo estádio de Aveiro, são para cobrança de portagens. O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo (CMI), Ribau Esteves, confirmou, ontem, ter recebido essa informação do concessionário Costa da Prata e lamentou o silêncio do governo sobre a matéria. "O concessionário diz que o governo mandou pôr os pórticos e que os pórticos são para pagar portagens. Depois perguntamos ao governo, e ele não responde (…) ninguém nos diz quando começarão a cobrar nem quanto custará", disse, considerando a falta de respostas "surrealista" e reafirmando que a autarquia é contra a cobrança naquele troço.
"Os pórticos não são para as cegonhas fazerem ninhos e até desqualificam a paisagem. Está claro que são para a colocação de portagens, mas ninguém nos dá respostas claras", ironizou, exigindo a sua "retirada" e vincando que o governo assumiu o "compromisso" de dar àquele troço uma "ambiência marcadamente urbana".
Ribau acrescenta, ainda, que "naquele troço circulam, diariamente, dezenas de milhares de automobilistas", alguns dos quais têm manifestado as suas preocupações em "e-mails e telefonemas" à CMI. As preocupações estendem-se, igualmente, "à câmara de Aveiro, que subscreve esta posição" e ao "Porto de Aveiro, que está, também, a fazer as suas diligências", garante.
O presidente da Câmara falava, ontem, durante a apresentação do programa de animação 'Mar Agosto', que vai animar o município durante todo o mês de Agosto. Este ano, a autarquia apresenta a I Semana Náutica do Município que, entre os dias 1 e 8, coloca à disposição da população actividades de canoagem e nautimodelismo (barcos telecomandados), no jardim Oudinot, para além de Baptismo de Mergulho, na praia da Barra, junto ao molhe sul, entre outros (ver ficha).