É o sonho de qualquer amante dos automóveis e pode tornar-se realidade no Autódromo Internacional do Algarve (AIA). Na AMG Racing School a condução em pista, seja sob a forma de cursos ou de experiência, atraiu, no ano passado, cerca de quatro mil pessoas, na sua maioria estrangeiros.
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A pista é exigente, mas também muito gratificante para quem gosta de conduzir rápido e em segurança e percorremo-la ao volante de um Mercedes-AMG C43 4Matic, uma rápida berlina de 408 cavalos e 500 Nm, que usa o mesmo motor do SL43, já por nós ensaiado.
Foram três voltas, a primeira, para conhecer o traçado, conduzidos por um monitor e as outras para tentar soltar o piloto que todos julgamos ter dentro de nós.
Não temos, mas mesmo assim, interiorizados alguns dos ensinamentos prestados durante o briefing que antecedeu a ida para a pista e durante a volta de “aprendizagem”, conseguimos evoluir com algum à vontade, encostando o ponteiro aos 219 km/h e sem sustos pelo meio.
Uma experiência a repetir, num evento da Mercedes-Portugal onde estivemos a convite da Soc. Com. C. Santos, e que contemplou, ainda, uma experiência fora de estrada num percurso existe junto ao autódromo.
O modelo utilizado foi um improvável Mercedes GLC 4Matic, que provou ser muito mais que um SUV para subir passeios. Utilizando todas ajudas eletrónicas de modelo, experimentámos cruzamento de eixos, arranque em subida e contornamos um obstáculo redondo em betão ficando com o Mercedes a 45 graus de inclinação.
O dia terminou com um exercício impossível, que foi tentar fazer drift com o C43 numa “bolacha” em betão, regada com jatos de água. As quatro rodas motrizes e direcionais, mais as ajudas eletrónicas que não desligam por completo tornaram todas as tentativas infrutíferas.
E a culpa não foi do piloto, pois nem Paulo Rocha, participante no Campeonato de Portugal de Drift conseguiu fazer o C43 sair dos eixos.
A ensinar desde 2018
De portas abertas desde 2018, a AMG Racing School recebeu, no ano passado “entre clientes diretos, clientes de concessionários e eventos corporate, cerca de 3800 clientes a fazerem experiências no circuito”, revelou Paulo Pinheiro, CEO do AIA.
Em termos de clientes, 55% são estrangeiros, uma realidade a que “não é alheia a importância do turismo na região do Algarve” e, funcionando todo o ano, a escola tem uma equipa permanente de cinco instrutores e uma frota composta por um AMG GTC, A 45, C 43, E 63 e SL43.
Paulo Pinheiro fala da parceria com a Mercedes-Benz Portugal na AMG Racing School do AIA como sendo “o reconhecimento de uma das principais e mais importantes marcas mundiais da nossa equipa ao colocarem-nos a responsabilidade de sermos escola AMG e de representar essa marca com os seus clientes”.
“É um enorme orgulho, e permite-nos também chegar a faixas de clientes muito importantes”, afirmou Paulo Pinheiro.
O CEO do Autódromo do Algarve destacou, por outro lado, que o AIA funciona, também, como um embaixador da Mercedes-AMG.
“Sabemos que ao termos um número anual de quase quatro mil clientes somos um importante embaixador da marca uma ferramenta para toda a rede Mercedes-AMG”, salientou.
AMG Racing School, que funciona durante todo o ano, tem uma equipa permanente de cinco instrutores, dois operacionais, mais dois elementos polivalentes, sendo que nos eventos corporativos, chega a um máximo de 25 colaboradores.
Com uma faixa etária de clientes bastante heterogénea, que vão tendo dos 16 anos, até ao 80 anos, o grosso principal está situado, entre 28 e os 54 anos.
Sobre a motivação dos clientes Paulo Pinheiro destaca aqueles que procuram “uma experiência pura de adrenalina e divertirem-se com carros únicos num circuito desafiante e extraordinário, e temos os clientes que já são possuidores de carros desportivos e querem aprender, melhorar a sua técnica de condução e evoluir, desfrutando mais dos seus carros. Também temos aficionados que querem guiar um AMG e esta é a oportunidade ideal para tal”, sublinhou.
Como o futuro está já aí, a AMG Racing School está a fazer testes e “certamente em breve teremos veículos elétricos na nossa frota”.