As eleições para a Câmara da Póvoa de Lanhoso estão repletas de expectativa no seio do PSD e PS, tendo em conta que o resultado eleitoral de 2017 deixou os socialistas a 152 votos (1%) de vencerem um município que é social-democrata há 16 anos.
Corpo do artigo
O confronto das últimas eleições vai ser reeditado. Avelino Silva, atual presidente da Câmara, é candidato a um segundo mandato pelo PSD. Frederico Castro, principal rosto da Oposição da última década, também é o candidato do PS pela terceira vez consecutiva.
Na Póvoa de Lanhoso são eleitos sete vereadores, sendo que o PSD tem quatro (43,5%) e o PS tem três (42,5%). Nas primeiras quatro eleições em democracia o concelho foi social-democrata (1976-1989), seguiu-se o CDS por um mandato (1989-1993), depois o PS por três mandatos até 2005 e, desde esse ano, é o PSD que vence sempre as eleições. No entanto, a diferença entre PSD e PS diminui há duas eleições, motivo pelo qual esta é uma das Câmaras em que ambos os partidos mais vão apostar.
A principal dúvida está na repetição da candidatura "Movimento Alternativa Independente", que em 2017 não elegeu qualquer vereador, mas conseguiu 10,6% dos votos, três elementos na Assembleia Municipal e 16 em Assembleias de Freguesia. Os restantes partidos ainda não apresentaram candidatos.