O Serviço de Urgência Básico (SUB) do Centro de Saúde de Monção vai encerrar aos fins de semana, a partir de amanhã. Também o Hospital de Viana do Castelo vai estar sem urgência de Pediatria no sábado e domingo, além dos constrangimentos em Cirurgia e Medicina Interna.
Corpo do artigo
Segundo fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), a urgência de Pediatria no Hospital de Viana do Castelo estará também encerrada sábado e domingo, sendo que os doentes serão enviados para o Hospital de Braga.
E mantêm-se os constrangimentos que já se arrastam no último mês em Cirurgia Geral, Medicina Interna e na Via Verde AVC, com reencaminhamento dos doentes para o São João, no Porto, e para Braga.
Em causa está luta dos médicos que recusam exceder as 150 horas de trabalho suplementar.
Por causa do encerramento do SUB de Monção, foi convocada uma conferência de imprensa para esta tarde, onde os presidentes de câmara do Alto Minho prometem tomar posição pública.
"Autarcas estão contra o anúncio do encerramento do Serviço de Urgência Básico do Centro de Saúde de Monção, aos fins de semana, já a partir de amanhã", lê-se num comunicado divulgado ao início da tarde.
"O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, Manoel Batista, realiza hoje, às 17 horas, uma conferência de imprensa em que manifestará o seu repúdio pelo encerramento do Serviço de Urgência Básico do Centro de Saúde de Monção (a partir de amanhã) aos fins de semana", informa, adiantando que "nesta tomada de posição, o presidente do Conselho Intermunicipal estará acompanhado pelos autarcas das câmaras municipais de Monção e Ponte de Lima enquanto vice-presidentes deste órgão intermunicipal, bem como de outros autarcas da região".
O Serviço de Urgência da ULSAM é constituído por dois serviços de urgência básico: Ponte de Lima e Monção.
O JN tentou obter informação sobre o assunto junto da ULSAM, mas não obteve resposta até ao momento.