A construção de uma ecovia na margem esquerda do rio Cávado levou ao cancelamento dos Jogos do Rio, evento organizado pela Associação Amigos da Montanha e que leva, todos os anos, centenas de pessoas ao areal de Barcelinhos.
Corpo do artigo
“Depois de analisadas as condições atuais do espaço onde se realizam os Jogos do Rio, no âmbito das intervenções que estão a ser executadas, foi definido que não se encontravam reunidas as condições logísticas e, essencialmente, de segurança para que se pudesse avançar com o evento, na dimensão e qualidade que o mesmo merece e tem oferecido à comunidade”, pode ler-se no comunicado da associação.
A “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, numa extensão de mais de 22 quilómetros e que se desenvolve, na sua totalidade, na margem esquerda do rio Cávado.
está em fase de execução na freguesia de Barcelinhos, junto à ponte medieval de Barcelos, atravessando o areal. “É com muita tristeza que tomamos esta decisão, num evento que chama os barcelenses até ao rio, em momentos de lazer, diversão e desporto apreciados por muitos. Este ano, a Associação comemora os 25 anos de fundação, o que torna ainda mais difícil esta decisão. A segurança e a realização dos Jogos do Rio com toda a dignidade são, no entanto, os aspetos que temos de valorizar neste momento”, acrescenta.
Esta seria a 24.ª edição deste evento, que teve início em 1999 e que só foi interrompido devido à pandemia da covid-19. “Estamos certos de que os Jogos do Rio terão, em 2025, o merecido regresso com um areal ainda mais revigorado para a receção ao evento e aos seus participantes”, rematou a Associação Amigos da Montanha.